quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Alfabetização e letramento: reflexões

Reflexão sobre o texto:
MONTEIRO,  Alfabetização e letramento. Salto para o futuro, Anos iniciais do ensino fundamental, Brasília: MEC,  ano XIX, pp. 10-28, setembro/2009.  

 Clique aqui para acessar o texto


Ao ler o texto percebemos a necessidade urgente de se compreender melhor o processo de desenvolvimento da leitura e escrita nos alunos do ensino fundamental, e para isso é fundamental refletirmos sobre os conceitos de alfabetização e letramento. 

Tendo em vista as mudanças sociais, aprender a ler e escrever deixou de significar apenas a simples reprodução de letras e sílabas, para se transformar em algo que possa levar significado à vida do sujeito. Apropriar-se da escrita para que através dessa ferramenta o sujeito possa decodificar o mundo a sua volta. Dessa forma, a união entre a alfabetização, sendo o domínio dos códigos e habilidades para a leitura e escrita, e o letramento, compreendido como a utilização dos signos em uma leitura de mundo, é o caminho para a escola atual.


O texto nos auxilia com algumas sugestões, que nos levam a construir novas práticas em sala de aula. Porém, é preciso destacar que não existem fórmulas. O processo de letramento é complexo, e único para cada sujeito. É preciso que a professora (utilizo, assim como no texto, o feminino em vez da generalização masculina, uma vez que a maioria das profissionais são mulheres) possa refletir sua prática e construi-la cotidianamente.


Acho interessante transpassar o texto e exemplificar com minha prática atual. Como professor em início de carreira, trabalhando com uma turma de alfabetização, procurei algumas fórmulas, maneiras prontas para trabalhar em sala, e não encontrei. Corrigindo, as que encontrei não me satisfaziam, por serem mecânicas e uniformizadoras. Então, percebi que o máximo que irei encontrar na teoria são materiais para reflexão, e que a construção de minha proposta pedagógica irá se dar por meio da minha interação com os alunos e com a equipe educadora/pedagógica da escola. 

Minhas amigas (Bruna, Camila e Pamela) e eu discutimos o texto, e a partir dele criamos um slide para melhor apresentá-lo. Veja o slide clicando aqui

Achei interessante este vídeo com uma poesia sobre letramento, feito por uma aluna. 


Um comentário:

  1. Eu tabém postei esse vídeo, parece até combinado, mas não foi. Serviu para pensar que as coisas que nós como professores achamos importantes saber, na verdade contribuem muito pouco para um conhecimento que seja efetivamente válido para que se viva nesse mundo!

    ResponderExcluir