quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Oi, meu nome é...

O tio mandou que a primeira postagem do blog seja falando sobre mim, sobre minha relação com a leitura na infância e tal e coisa. 

Bem, meu nome é Daniel, tenho 25 anos e eu sou estudante de pedagogia da FEBF/UERJ. Engraçado que nossa apresentação sempre costuma destacar aquilo que mais nos orgulhamos ou que mais gostamos em nossa vida. Hoje eu me apresento como universitário, porque tenho orgulho do meu curso, mas já me apresentei de diferentes maneiras. Também sou professor na rede municipal de Nova Iguaçu e bolsista de Iniciação Científica. Também me orgulho dessas coisas, mas considero-as decorrências da minha formação, então minha principal apresentação continua sendo "estudante de pedagogia". 

A leitura sempre foi um ponto forte na minha vida. E aí que entra o nome do blog. Fiz com esse nome por dois motivos:
1. O blog é para uma disciplina na faculdade, a pedido do professor. Então fica a brincadeira.
2. Minha relação com a leitura começou na escola básica, com aqueles livros que vinham junto na lista de material escolar, e que tínhamos que ler durante o ano para responder aquelas perguntas que vem num papel solto dentro do livro. Eram os tios e tias que mandavam a gente ler. Muitos ficaram na obrigação, mas eu me rendi e fiquei apaixonado por livros.

Então através dessa obrigação de ler os livros, fui me encantando e lendo mais e mais. Até finalizar o primeiro ciclo do fundamental (que nem tinha esse nome, era 1º grau mesmo) a coisa foi mais difícil. A escola que estudava era pequena, não tinha biblioteca, e minha família também não tinha recurso ($$$) para comprar livros. No máximo aqueles que "o tio mandou". A partir da 5ª série (atual 6º ano) mudei para uma escola maior, onde tinha biblioteca com uma variedade bem interessante de livros. E era lá que eu me enfurnava todos os dias na hora do recreio e depois da aula. Lia muito e tudo, principalmente livros para adolescentes, da série vaga-lume e outros. Um puxava o outro. Lembro quando descobri a série dos Karas, de Pedro Bandeira: li todos em uma semana. 

Li nessa época um ou outro clássico, como Dom Casmurro, porque os tios mandavam. Diziam que a gente tinha que ler coisa mais séria, já que estávamos quase no 2º grau. Confesso que achei bem chato o tal do Dom Casmurro, mas resolvi ler outra coisa do mesmo autor pra ter certeza que era chato, e li Memórias Póstumas de Bráz Cubas, e achei melhor. Ainda assim, meu negócio eram os livros paradidáticos. 

Antes que eu transforme isso aqui em um capítulo de uma auto biografia, vou parar porque acho que já consegui ilustrar como foi minha relação com a leitura na infância, e foi isso que "o tio mandou".

o/

2 comentários:

  1. Daniel, ficou muito bom seu texto. Você escreve de forma muito solta e articulada!! Além disso, a criatividade está muito presente!! Parabéns!!
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Daniel, falta a postagem relativa à reflexão do texto 1. Por favor, poste-a no blog, urgentemente.

    ResponderExcluir